domingo, 19 de outubro de 2008

Direção Defensiva: Será que isso ainda existe?


Trabalho há muitos anos numa empresa de ônibus e já fiz diversos cursos. Alguns sobre direção defensiva, outros pra melhor atender ao usuário. Mas hoje eu me pergunto: Será que aquilo tudo foi válido?
Eu sempre achei uma ótima atitude da empresa ao dar esses cursos, pois aprendi varias coisas neles. Mas hoje, ao ver o descaso com os usuários, o modo como estão correndo perigo para que as empresas possam ter uma margem de lucro maior, me pergunto se não eram apenas pra “encher lingüiça” todas aquelas aulas.
Hoje em dia, com o advento dos micro-ônibus (ônibus em que o motorista também acumula a função de trocador), fico a me perguntar: Onde está a direção defensiva, quando deixam o motorista fazer dupla função tirando sua atenção no trânsito?
Digo isso porque, como motorista experiente que sou, sei que o ato de dirigir não se restringe apenas a pegar o dinheiro na roleta. Você, além disso, tem quê se preocupar em dar troco (coisas que muitas vezes você não tem em mãos, então tem ficar guardando na cabeça pra quem você irá dar o troco), tem que ir arrumando o dinheiro, ficar preocupado se não irá faltar dinheiro no caixa, se o aparelho que registra a passagem não tá com defeito (pois, neste caso, pra você provar que está é uma verdadeira via crucis...), se não tem algum elemento suspeito no veículo te observando pra levar o dinheiro do caixa... E por aí vai.
Daí vem a pergunta: Você acha que um motorista consegue dirigir com segurança, com isso tudo na cabeça?
E isso são só algumas das coisas, tem muito mais. Será que ninguém vê isso ou não querem ver?

Eu gosto de dirigir, fico feliz quando termino o dia e não deu nada de errado. É gratificante você saber que levou as pessoas e as trouxe, da melhor maneira possível.
Mas, hoje em dia, isso não conta muito, pois as empresas estão perdendo os funcionários que pensam assim como eu. Elas preferem pessoas que tem pouca experiência, que não estão nem aí como agir, com o usuário, porque o salário dela é menor.
Vejo o número de acidentes aumentar, vejo motoristas revoltados e estressados. Tudo isso para que os patrões lucrem mais.
Eu, sinceramente, acredito que isso vai mudar, não tem como algo tão errado, passe sem que ninguém veja, é só olhar e observar. Não precisa muita inteligência para perceber como é perigoso, ou melhor dizer, criminoso.
Enquanto isso, amigos passageiros, que Deus olhe por vocês, porque se essa situação continuar, vocês irão precisar muito dele.

Nenhum comentário: